Quinta do Roncão logo

quintadoroncao@sapo.pt

+351 926632509

Quinta do Roncão, Vila Seca de Poiares 5050-343 Portugal

  • Black Instagram Icon

Copyright © 2017 Maria Manuela Matos Mendes / Developed by Eunice Mendes

  • Quinta do Roncão Instagram link
  • Quinta do Roncão Facebook link
  • Quinta do Roncão Linkedin link

BEM VINDO À QUINTA DO RONCÃO

Empresa familiar localizada no coração da Região do Douro

"Do ar, dos vales ou do leito do rio, tudo o que podemos ver é obra do homem", António Barreto, em "Douro"

DESCUBRA UM POUCO SOBRE NÓS

Os nossos 23 ha de terra estão localizados em Poiares - Peso da Régua, o coração da região do Douro. As nossas vinhas e oliveiras são tratadas sob o modo de Produçao Integrada, que visa proporcionar uma agricultura sustentável. Para além das videiras e oliveiras, plantámos algumas árvores de fruto ao longo dos caminhos, portanto quando nos vier visitar, há frutas ao longo do ano para provar!

A tradição da vinificação faz parte nossa família há várias gerações. A nossa adega foi criada em 1923 e reconstruída para uma vinificação mais moderna em 2001, mantendo o design tradicional e preservando os nossos "lagares", que são fermentadores abertos feitos de xisto e granito.

A produçao de vinho exclusivamente através de uvas originarias da quinta, com toda a tradição dos velhos tempos (pisa a pé), e toda a ciência e tecnologia desenvolvida nas últimas décadas, torna os nossos vinhos bastante únicos e especiais. Venha e experimente!

 

TERROIR

As condições climáticas perfeitas na Região do Douro (com verões quentes e invernos muito frios); a localização das nossas vinhas a cerca de 5 km do rio Douro, com uma altitude de 500-600 metros, orientadas para o este e o sul; o solo xistoso e a rega realizada pela mãe Natureza; a idade das nossas videiras (entre 30 e 100 anos) bem como as castas portuguesas cuidadosamente selecionadas ao longo das décadas - Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca para os tintos, e Rabigato, Fernão Pires e Malvasia Fina para os brancos - formam o terroir da Quinta do Roncão.

 

ENOLOGIA

nossa adega foi construída em 1923 numa encosta, o que permite a entrada de uvas pela parte superior e a vinificação através da acção da corrente natural da gravidade, evitando o uso de bombas. A nossa primeira vindima após a reconstrução foi em 2001.

As uvas são colhidas à mão e transportadas para a adega (a poucos metros de distância) em caixas de 30 kg. É aí que toda a magia acontece: as uvas sao transformadas em mosto e com a fermentação, transformado em vinho.  

A produçao de vinho exclusivamente através de uvas originarias da quinta, com toda a tradição dos velhos tempos (pisa a pé!), e toda a ciência e tecnologia desenvolvida nas últimas décadas, torna os nossos vinhos bastante únicos e especiais

 

VINHOS

Saboreie a vida com os vinhos da Quinta do Roncão

QUINTA DO RONCÃO TINTO RESERVA 2013

Elaborado a partir das castas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca.

A fermentação dos nossos tintos dá-se sem engaço nos lagares de granito e xisto com tradicional pisa a pé e maceração prolongada. Após a fermentação alcoólica o vinho é prensado e transferido por gravidade para cubas de inox onde de realiza a fermentação malolatica

Cor vermelha carregada. Aroma elegante a frutos vermelhos, ameixa seca. Taninos macios com final de boca complexo persistente e equilibrado

 

QUINTA DO RONCÃO BRANCO 

Elaborado a partir das castas Malvasia Fina, Rabigato e Fernão Pires.

As uvas são processadas através de prensagem directa de bago inteiro em prensa pneumatica. A fementação decorre a uma temperatura 16-18ºC entre 10 a 14 dias.

Cor limpida amarelo palha. aroma varietal. Fresco e acidico na boca, sem perder a armonia e corpo caracteristico da região.

 

O AZEITE

O nosso azeite é o resultado de uma harmonização entre fruta das oliveiras velhas localizadas ao longo da vinha e do nosso olival.

O olival foi plantado no final dos anos 90 com uma variedade dominante – Cobrançosa, cultivada sob condições de sequeiro.

A colheita das azeitonas decorre entre novembro e janeiro e o azeite é produzido na região numa azenha tradicional, resultando um aroma a fruta madura, na boca amêndoa, especiarias e uma longa persistência.

AZEITE EXTRA VIRGEM 2018

A nossa primeira colheita de Azeite Extra Virgem Quinta do Roncão!

Cerca de 80% de Cobrançosa com uma idade de 20 anos, 18% Negrucha e 2% Verdeal, com idades de mais de 60 anos. 

Acidez                           0.2% em ácido oléico

Índice de peroxidos     0.9 mg O2/kg

K232                              1.62

K270                              0.11 

ΔK                                 0.001

Cor verde azeitona. Aromas de fruta madura. Boca suave, frutos secos e algumas especiarias.

 

CONTACTO

Gostaríamos de ouvir a sua opinião! Ligue, envie-nos um e-mail ou venha visitar-nos.

Estamos abertos para provas de vinhos e azeite de Segunda a Sexta-feira das 9 às 17. Para visitas ao fim de semana reserve  através do formulário abaixo.  

Quinta do Roncão, Vila Seca de Poiares 5050-343 Portugal

Coordenadas GPS: 41°11'55.7"N 7°42'17.3"W

+351 926632509